segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

AS MULHERES QUE AINDA NÃO FUI (I)

NUNCA ME VEJO COMO MULHER DE HERÓIS:

JAMAIS UMA DIANA (FANTASMA) E SUA APARÊNCIA ARTIFICIAL NUM LUGAR INÓSPITO.

NEM PENSAR NUMA LOIS LANE (SUPER HOMEM) E SUA INOCÊNCIA INFANTILÓIDE.

PIOR AINDA UMA MARY JANE (HOMEM ARANHA) E A MISTURA DA BURRICE COM A FUTILIDADE.

NEM MESMO UMA BETTY ROSS BANNER (HULK) E SUA DEPENDÊNCIA DA OPINIÃO ALHEIA.
SEM CONTAR SE APAIXONAR POR SUPER-HERÓIS GAYS (http://cultureba.com.br/tag/super-herois-gays/) OU PELOS HERÓIS SOLTEIRÕES E CAFAJESTES;  CONVICTOS  OU INDECISOS ESSA TURMINHA É MAL RESOLVIDA, INSEGURA E CHEIA DE "MOTIVOS" PARA NÃO ESTAR NO LUGAR E HORA EM QUE PRECISAMOS  DELES.
PORTANTO, HERÓI SÓ NO PAPEL E PARA MENTES INFANTIS.

NÃO SERIA MULHER DESSA TURMA DE MASCARADOS QUE SE ESCONDEM ATRÁS DE CODINOMES, MÁSCARAS E SUPER PODERES E ROUPAS QUE MAIS LEMBRAM BANDEIRAS IMPERIALISTAS DE SEUS CRIADORES.
SOU MULHER PARA HOMENS REAIS, QUE ASSUMEM O QUE SENTEM, O QUE QUEREM E O QUE PRECISAM.
SOU MULHER PARA HOMENS ADULTOS; POR ESSAS E OUTRAS É QUE ESTOU SOLTEIRA.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Luxuria - Isabella Taviani

COM TANTOS SONHOS CRIATIVOS E INSISTENTES ... ACORDEI ASSIM HOJE, TAMBÉM...RSRSRS
SUADA, ARDENDO, SECA E MOLHADA, SALIVANDO... DE SEDE. E ISSO MERECE UMA MUSIQUINHA!



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

LEO PARDO


ESSA NOITE SONHEI COM O LEO. É, ELE MESMO, DR LEONARDO DA CONCEIÇÃO.
FOI UM SONHO AMIGÁVEL. APENAS UM PAPO DURANTE UM PASSEIO DE CARRO, COMO TANTOS QUE TIVEMOS EM NOSSAS INCURSÕES POR LIVRARIAS E FEIRAS DE LIVROS.
QUANDO O CONHECI PARECIA UM LEOPARDO:
MISTERIOSO, DESCONFIADO, ESCONDIDO ATRÁS DE UM HUMOR MORDAZ
NEGRO, ÍNTEGRO, VESTIMENTA IMPECÁVEL, PERFUME DISCRETO.
AOS POUCOS FOI SE MOSTRANDO UM NEGRO GATO:
SORRISO FÁCIL, FAZIA PIADAS SOBRE SER "PRETO", ESCONDIA ALGUMA CARÊNCIA E DEIXAVA ESCAPAR PITADAS DE TIMIDEZ QUE TINHAM CERTO CHARME, MUITA HABILIDADE E HUMOR MAGNÍFICO AO DIRIGIR. ERA DOTADO DE UMA EXCELENTE NOÇÃO DE DIREÇÃO. ENFIM, COMO EU DIZIA PARA DESCONCERTÁ-LO, ERA "UM HOMEM LINDO".
MAS ME APROXIMEI DEMAIS, ME ENCANTEI DEMAIS E AMEDRONTEI-O, POIS OS FELINOS NÃO GOSTAM QUE OS DEIXEM ACUADOS, SE ASSUSTAM E FOGEM, SEM CHANCES, DEPOIS DE ARISCO NUNCA MAIS CONFIAM OU SE DEIXAM ENVOLVER, CRIAM UMA ESPÉCIE DE ESCUDO COM VÁRIAS DESCULPAS COMO TRABALHO, FAMÍLIA, MEDO DE TE MAGOAR, CULPA, CONTROLE, MAS SÃO APENAS FORMAS DE SE ESQUIVAR DAQUILO QUE NÃO QUEREM REALMENTE. TUDO NÃO PASSOU DO BEIJO E DOS ESBARRÕES NOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES.
MAS ME ENSINOU MUITAS COISAS SOBRE SER PROFISSIONAL, SER HONESTA, SER OBJETIVA E, PRINCIPALMENTE, SABER A HORA DE PARAR. PORÉM, ENSINAR NÃO É APRENDER, POIS NEM TUDO QUE NOS ENSINAM NÓS APRENDEMOS, MUITAS COISAS AINDA CONTINUAMOS A TEIMAR E, COMO ELE MESMO ME CHAMAVA: "MENINA MIMADINHA DA TROL", NOSSOS MIMOS SÓ FEREM AO NOSSO PRÓPRIO EGO. AS HISTÓRIAS SE REPETEM COM SEUS BIZARROS PERSONAGENS, NEM VILÕES E NEM HERÓIS, FIGURAS MORNAS E SOMBRIAS QUE NOS CATIVAM PELA IMPOSSIBILIDADE DE SEREM TOCADAS.
PARDO LEO, LEOZINHO, LEÃOZINHO, QUE SONHO LEGAL, QUE SAUDADE BOA DE QUANDO EU AINDA PODIA PEGAR MINHAS MALAS E IR PRA QUALQUER LUGAR, COMO CIGANA, FUGIR DOS OUTROS, DE MIM, CRIAR NOVAS POSSIBILIDADES.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A NATUREZA E A NATUREZA HUMANA


TODAS AS PESSOAS DEVERIAM SABER QUE A NATUREZA É ALGO AUTÔNOMO, CÍCLICO, MUTÁVEL, INSTÁVEL E IMPREVISÍVEL, OU SEJA, ESTÁ ABERTA A TODAS AS POSSIBILIDADES CONHECIDAS OU NÃO PELO HOMEM QUE, SEJAMOS REALISTAS, SABE MUITO POUCO DE SI, DO PLANETA QUE VIVE E DO UNIVERSO.
OS HOMENS COSTUMAM SE COLOCAR DE FORMA SUPERIOR A NATUREZA, COMO SE A TIVESSE CRIADO OU AINDA QUE ESTA TIVESSE SIDO CRIADO PARA LHE SERVIR.
SOMADO A ISSO, OS SERES HUMANOS COSTUMAM DAR VALORES MORAIS A NATUREZA, COMO SE ESTA TOMASSE AS DECISÕES DESSE OU DAQUELE FEITO DE FORMA CALCULISTA, VINGATIVA OU BENEVOLENTE.
A NATUREZA É AQUILO QUE ELA É. 
FAZEMOS PARTE DELA E QUANDO NÃO CONSEGUIMOS PREVER SEUS PASSOS SOMOS ATROPELADOS COMO GALHOS, PEDRAS E BARRO.
O HOMEM MINIMIZARIA MUITO O QUE CHAMAM DE TRAGÉDIAS SE FOSSEM MENOS GANANCIOSOS, MAIS RESPEITOSOS, MAIS CAUTELOSOS E APRENDESSEM COM A OBSERVAÇÃO DA NATUREZA.
PORTANTO, AUTORIDADES POLÍTICAS E POPULAÇÃO: 
- NÃO SE PODE DAR DESTINO INADEQUADO AO LIXO SABENDO QUE ISSO PODE CAUSAR POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, INUNDAÇÃO, CONTAMINAÇÃO DO SOLO;
- NÃO SE PODE CONSTRUIR CASAS PRÓXIMOS A MARGENS DE RIOS E ENCOSTAS SABENDO QUE PODE PERDER TUDO, INCLUSIVE A VIDA, NA OCORRÊNCIA DE CHUVAS ACIMA DO "PREVISTO";
- NÃO SE PODE PENSAR APENAS EM LUCROS, STATUS E CONSUMISMO, POIS ISSO PODE CAUSAR O MAU USO DOS RECURSOS NATURAIS, EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA, DESMATAMENTO, FOME, VIOLÊNCIA EM GRAUS CADA VEZ MAIS INCONTROLÁVEIS.
MAS ISSO TUDO AS PESSOAS SABEM, NO ENTANTO, SABER NÃO LEVA A AGIR E, PORTANTO, NÃO LEVA A NENHUMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, AS TRAGÉDIAS VIRAM "VÍDEOS INCRÍVEIS" NO YOUTUBE, PARA SEREM INCANSAVELMENTE VISTOS POR UMA PLATÉIA DE ZUMBIS, ANESTESIADOS PELA BARBÁRIE E IMPOTÊNCIA DE SEUS MEMBROS, INCAPAZES DE ASSUMIR SEU QUINHÃO DA PENA PELA DESGRAÇA SOCIAL GENERALIZADA.
A POLÍTICA BRASILEIRA É CORRUPTA E OMISSA, CONIVENTE COM AS IRREGULARIDADES IMOBILIÁRIAS, LATIFUNDIÁRIAS, COM O TRÁFICO, COM OS CONTRABANDOS E PIRATARIAS, COM A PROSTITUIÇÃO INFANTIL, COM A PEDOFILIA, COM A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, COM A PRECARIEDADE DA SAÚDE, COM A INEFICÁCIA DA EDUCAÇÃO, ENFIM, COM A MÁ ÍNDOLE.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA É, EM SUA ESMAGADORA MAIORIA, BURRA, CEGA, SURDA E MUDA. IGNORA SEUS DEVERES E DIREITOS. LUTA PELA MEDIOCRIDADE. BUSCA A FUTILIDADE E SONHA COM REALIZAÇÕES QUE DEPENDEM DE SORTE EM JOGOS (TODOS DE AZAR), FORÇAS SOBRENATURAIS DIVINAS (ACENDEM VELAS PARA TODOS OS LADOS) E CULPAM TODOS PELOS ACONTECIMENTOS DE SUAS VIDAS. NÃO ASSUMEM A RESPONSABILIDADE PELA SUAS ESCOLHAS. NÃO ASSUMEM SUA VIDA E, NO FINAL, CONTAM COM A BOA VONTADE DE TODOS, COM DOAÇÕES MATERIAIS E EM ESPÉCIE QUE, COMO JÁ VIMOS, MUITOS APROVEITARÃO EM PROVEITO PRÓPRIO, COM O AVAL E EXEMPLO DOS POLÍTICOS, DESVIANDO ESSAS DOAÇÕES PARA ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.
CADA UM TENTANDO SOBREVIVER COM SUA NATUREZA HUMANA, DEMASIADAMENTE E MAL CHEIROSA, HUMANA. 

sábado, 8 de janeiro de 2011

AMOR DE PRAIA



FIZ ESSA TATUAGEM DE HENNA NAS COSTAS... DUROU OS DIAS QUE FIQUEI NA PRAIA. COISAS QUE ACONTECEM NAS FÉRIAS E QUE NÃO PODEMOS EXPLICAR, FAZER COISAS PARA NÃO PARECER A CHATA DO PASSEIO; DETESTO AREIA NO MEU REGO, NÃO SEI NADAR E TENHO NOJO DA ÁGUA DO MAR, NÃO USO BIQUÍNI E ACHO DESCONFORTÁVEL A INTIMIDADE HOSTIL BEIRA MAR. NÃO QUERIA QUE ISSO DURASSE MUITO, NEM A TATUAGEM (SÓ UMA EXPERIÊNCIA), PRA FALAR A VERDADE QUERIA QUE OUTRAS COISAS FOSSEM FEITAS DO MESMO MATERIAL DA TATTOO, POIS ASSIM JÁ TERIA ME LIVRADO DELAS E NÃO PASSARIAM DE UMA LEMBRANÇA, DE UMA PERALTISSE, UMA DE MINHAS DESASTROSAS EXPERIÊNCIAS POR AREIAS QUENTES E BANHOS GELADOS, ESTRANHOS SEMI NUS E ALIMENTAÇÃO DUVIDOSA.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CHEGUEI HOJE


NÃO PRECISA FAZER ESSE SORRISO BOBO.
TAMBÉM ESTAVA COM SAUDADES.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

OLHOS DE JILÓ


- OI, MOÇA BONITA!
- OI, SENHOR MÍOPE!
- HEI! SOU JOVEM E ENXERGO BEM.
- JÁ EU, SOU UMA SENHORA SEM BELEZA ALGUMA. ESTÁ BRINCANDO COMIGO?
- NÃO USARIA MEU SENSO DE HUMOR PARA ISSO. VOCÊ É REALMENTE BONITA, APESAR DA PREPOTÊNCIA.
- PREPOTÊNCIA?
- SIM, QUER QUE O MUNDO VEJA AS COISAS COM A AMARGURA DOS TEUS OLHOS.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FÉRIAS FORÇADAS




QUARTA É DIA DE:

ACORDAR DEPOIS DAS NOVE,

COMER BISCOITO DE POLVILHO FRITO,

FOTOGRAFAR FLORES, ABELHAS E BORBOLETAS,

FAZER PALAVRAS CRUZADAS,

ALIMENTAR A BICHARADA ,

BRINCAR DE BONECAS COM A FILHA,

LEVAR UM TOMBO HOMÉRICO NO RIO,

FALAR DO PASSADO COM FOTOS,

COMPRAR PRESENTES,

CONHECER PRAÇA RECÉM INAUGURADA,

TOMAR SORVETE SENTINDO FRIO,

DORMIR NA REDE OUVINDO MÚSICA DE QUALIDADE DUVIDOSA,

JANTAR SUSHI DE TILÁPIA NO PESQUE-PAGUE,

TENTAR, COM DIFICULDADE, ADMINISTRAR O ÓCIO.

SE NÃO FOSSE A CERVEJA GELADA E AS DELICIOSAS CONVERSAS DA COMADRE, JÁ TERIA MORRIDO DE TÉDIO.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PESQUE-PAGUE? (SOLTE SE NINGUÉM ESTIVER OLHANDO!)

ESTIVE PELA SEGUNDA VEZ EM UM PESQUE-PAGUE. OBSERVADORA DO COMPORTAMENTO HUMANO, UMA DÚVIDA ME VEIO COM A PASSAGEM DE UM PEIXE AGONIZANDO POR SOBRE AS ÁGUAS DO LAGO: POR QUE AS PESSOAS GOSTAM DE IR AO PESQUE-PAGUE?
CHEGAR NAQUELE POEIRÃO, ESCOLHER UMA VARA DE PESCA, MOSQUITOS A LHE DEVORAR AS COXAS, CALOR ESCALDANTE, MAL CHEIRO, ATOLEIRO, SOL DE ESTALAR MAMONA, MINHOCAS FEDORENTAS, RAÇÃO DE PEIXE GOSMENTA E A AGONIA DE FICAR SEGURANDO AQUELA VARA PARA FISGAR UM PEIXE QUE, QUANDO PEQUENO, É DEVOLVIDO, NA SURDINA, MACHUCADO PARA DENTRO DO LAGO E, SE TIVER SORTE, SOBREVIVERÁ PARA SER FISGADO POR OUTRO "SORTUDO".
MAS, DEITADA DEBAIXO DE UMA GOIABEIRA, OUVIA ATÉ O BALANÇAR DOS MEUS CABELOS BATEREM NA GRAMA E AÍ ME VEIO, COMO O MITO DA MAÇA DE NEWTON, -"SÓ PODE SER ESSE SILÊNCIO" - ESSA FALTA DIÁLOGO E DE ASSUNTO, APENAS ALGUNS GESTOS PARA SE ESTABELECER A CONVIVÊNCIA CORDIAL RUDIMENTAR E MUITO, MUITO SILÊNCIO, MAS A BOCA NÃO FICA SECA, NÃO SENHOR, ORA POR OUTRA O DONO DO PESQUEIRO TRAZ UMA CERVEJA GELADA PARA SUBSTITUIR A QUINTA GARRAFA QUE JÁ SE EVAPOROU, AFINAL, NESSE CALOR INSUPORTÁVEL DE INÍCIO DE JANEIRO, SOMENTE UMA CERVEJA SILENCIOSAMENTE GELADA PODE TRAZER ALGUÉM A ESSE INFERNO. EUREKA?

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

BEM ACOMPANHADA AO FIM DA TARDE

DOCUMENTOS E CONTAS A PAGAR NO ÚNICO BANCO DA CIDADEZINHA:
- Aceita um café?
COMPRAS DE MANTIMENTOS E REPELENTES NAS POUCAS LOJAS:
- Aceita um café?
VISITAS A PARENTES EM VIA SACRA, OBRIGAÇÕES CAUSADAS PELA DISTÂNCIA:
- Aceita um café? (uma, duas, três... quantas forem as casas visitadas)
PROTOCOLO DE VIAGEM: café, café, café...
ATÉ QUE ENFIM CHEGAMOS AO SÍTIO.
CALOR.
TOMAR BANHO, FICAR APENAS COM UMA CALCINHA CONFORTÁVEL E UMA BATA LEVE SOB OS SEIOS FARTOS... ABRIR UMA CERVEJA GELADÍSSIMA E ESPERAR A TARDE CAIR PREGUIÇOSA, COMO MEUS OLHOS NESTE LIVRO DE SARTRE, COMO MINHAS COXAS QUE SE ROÇAM INCONVENIENTES DENTRO DESTA REDE NA SOMBRA DA VARANDA.
                                (FOTO DO POR DO SOL NO ESTADO DO PARANÁ)

domingo, 2 de janeiro de 2011

ALMOÇO DE DOMINGO


(Pintura do artista plástico Nelson Magalhães Filho
Da série MULHERES - 2004 mista s/ papel, 70x50 cm)ACORDAR TARDE, AS FÉRIAS ME ESTRAGAM, FICO PÉSSIMA SE DURMO DEMAIS, CULPA, ANGÚSTIA POR UM ÓCIO NÃO CRIATIVO, SOU NEURÓTICA, SEI E ISSO TAMBÉM ME ABORRECE AS VEZES, JÁ OUTRAS VEZES ME CONFORMO, ME DIVIRTO, ACEITO.
SOL DAS ONZE HORAS ENTRANDO PELAS FRESTAS DE MADEIRA DA CASA.
PORTA COM UMA TRAMELA FROUXA BATENDO COM O VENTO QUE ENTRA PELA CASA.
TELHA FRANCESA APARENTE.
CAMA DE MADEIRA DOS ANTEPASSADOS QUE RANGE COMO SEUS OSSOS.
COLCHÃO DE MOLA, PRA QUE TANTO BARULHO? AI MINHA CABEÇA.
CÔMODA E MALA NOS CANTOS DO QUARTO A MANTER UMA CERTA ORGANIZAÇÃO.
JANELA COM UM GRANDE PREGO EM "U" SERVINDO DE CADEADO.
CHEIRO DE NAFTALINA MISTURADO COM MOFO E COISAS VELHAS PASSEANDO PELO QUARTO.
CASA QUE RANGE, QUE  LADRA, QUE CACAREJA, QUE MUGI, QUE GRUNHE, QUE ZUNI...
CASA ORA EM PENUMBRAS ORA EM HOLOFOTES.
JÁ ACORDEI E DORMI UMAS CINCO VEZES DEPOIS QUE O MALDITO GALO CANTOU PELA PRIMEIRA VEZ.
ESTOU COM MUITA RESSACA.
O SONO FOI AOS SOCOS COM PITADAS DE SONHOS, PESADELOS E DEVANEIOS, SEM DISTINÇÃO CLARA ENTRE ELES.
NUA E SUADA ENTRE O EDREDOM.
MELADA ENTRE AS PERNAS PELAS REPETIDAS MASTURBAÇÕES DA NOITE, TENTATIVAS
QUASE FELIZES DE ENTRAR NUM SONO PROFUNDO E CONTÍNUO.
COZIDA NUMA PREGUIÇA AZEDA.
- TOC! TOC!  TOC! - NÃO VAI ALMOÇAR COMADRE? JÁ ESTAMOS NA MESA...
NEM RESPONDI.
ROSTO INCHADO E OLHOS SEMI ABERTOS TENTO EVITAR A CLARIDADE.
VOU TOMAR UM BANHO MORNO E COLOCAR UM VESTIDO FRESCO.
SABOREIO UMA GRANDE E QUENTE XÍCARA DE CAFÉ COM O BARULHO ESTRIDENTE DOS TALHERES NOS PRATOS ALHEIOS.
TODOS ESTÃO EXAGERADAMENTE FELIZES E TAGARELAS ENTRE AS GARFADAS DE CARNE CAIPIRA E VERDURAS CULTIVADAS NA HORTA LOCAL.
COMO ESTOU SEM FOME, O MELHOR É CUIDAR DESSA RESSACA E TENTAR DAR SENTIDO AO RESTO DO DIA.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Primeiro dia do ano

(foto do rio gelado)
Um dia como outro qualquer.
Não carrego grandes expectativas em minha rotina purulenta.
Lavar o rosto e prender os cabelos com a nuca azeda do suor noturno, urinar demoradamente.
Fazer e tomar o café da manhã depois de uma noite de sono sem uma trepada que tenha valido o suor.
Lavar a louça com o mesmo sabão que vai se lavar a roupa suja de porra.
Fazer e comer o almoço, lavar a louça, fazer a sesta na rede da varanda cheia flores aprisionadas em latas de conservas e potes de manteiga reaproveitados.
Nada se faz ou desfaz sozinho, tudo tem causa e consequência, uma ou várias, que não está sob nosso controle.
Comer frutos no pé pelo quintal, andar descalça, ver a porca que criou, procurar ovos pelo pasto, dar milho ao cavalo, fazer palavras cruzadas, cagar, ler, tirar fotos das coisas do quintal, procurar algo interessante na tulha, ouvir a conversa dos animais...
Talvez sair para alguma visita aos parentes ou conhecidos da vizinhança, mas não é um bom dia.
Todos estarão, certamente, comendo restos da ceia (que não tivemos no sítio), de ressaca ou bêbados, estarão muito chatos com seus abraços e, fingindo intimidade ou afeto, seus desejos clichê.
A "escolha" foi seguir até o fundo do sítio, entrar no rio de águas geladas e deixar a tarde escorrer com a sua queda natural, sentar em suas águas rasas e deixar a bunda dormente, os peitos soltos na blusa e entumescidos, boca arroxeada, com o barulho agitado da correnteza entre as carnes frias até os ossos; sem tentar prender o tempo, com direito a raios de sol entre as árvores da mata ciliar, picadas de borrachudos, risadas das crianças e um tempo pra não pensar nos 364 dias restantes.
(Foto de uma das árvores da mata ciliar: casca de cigarra. Para mim parece uma nave espacial abandonada já para outros seria uma iguaria apetitosa!)