quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PELAS OITO METAS DO MILÊNIO


ESSE MÊS ACONTECEU NA FAAP DE RIBEIRÃO PRETO O 4° FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO PELAS OITO METAS DO MILÊNIO. O TEMA DESSE ANO FOI O 3, DIVIDIDOS EM 4 SUBTEMAS: EDUCAÇÃO, TRABALHO, VIOLÊNCIA E FAMÍLIA. ESSA ATIVIDADE DE SIMULAÇÃO É UM EXCELENTE EXERCÍCIO PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM SEUS CONHECIMENTOS COM MAIS AUTONOMIA. NESSE TIPO DE EDUCAÇÃO PRÁTICA OS PARTICIPANTES ALUNOS/DELEGADOS SÃO COBRADOS NO VESTUÁRIO, DISCIPLINA, PONTUALIDADE, CONTEÚDO, POSTURA, PARTICIPAÇÃO ATIVA E DINAMISMO EM GRUPO. NO FINAL DOS 3 DIAS DE DISCUSSÃO OS DELEGADOS, EM NOME DOS PAÍSES QUE REPRESENTAM, FIRMAM ACORDOS DE MÚLTIPLA COOPERAÇÃO NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DISCUTIDOS. E ELES CORRESPONDEM DE MODO SURPREENDENTE, OS ALUNOS SÃO AVALIADOS COM NOTAS E SE AUTO-AVALIAM NAS INTERAÇÕES FINAIS DO EVENTO. ALÉM DISSO, AS ACOMODAÇÕES QUE LHES SÃO OFERECIDAS SÃO DE PRIMEIRO MUNDO, SALAS CONFORTÁVEIS E CLIMATIZADAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS COM RETROPROJETORES, LOUSA BRANCA, CARTEIRAS UNIVERSITÁRIAS ESTOFADAS, MATERIAL DE PRIMEIRA LINHA, BANHEIROS LIMPOS (COM PAPEL HIGIÊNICO, PAPEL TOALHA, SABONETE LÍQUIDO), ALIMENTAÇÃO COM QUALIDADE E QUANTIDADE IMPECÁVEIS.
É UM CHOQUE MUITO POSITIVO, POIS APESAR DE TOTALMENTE DIFERENTE DA REALIDADE DE ALGUNS ALUNOS/PARTICIPANTES ORIUNDOS DE  ESCOLA PÚBLICA, ESTES PARTICIPARAM DE IGUAL-PARA-IGUAL COM OUTROS DE ESCOLAS PARTICULARES RENOMADAS.
PODERÍAMOS QUESTIONAR O PORQUE DESSA CONCLUSÃO OTIMISTA EM RELAÇÃO AOS ALUNOS VINDOS DE ESCOLAS QUE TEM PASSADO POR CRISES E CRÍTICAS CONSTANTES, MAS A RESPOSTA SERIA A MESMA SE FÓSSEMOS EXPLICAR PORQUE QUE ESSE TIPO DE ATIVIDADE FUNCIONA:
- OS ALUNOS SÃO SELECIONADOS POR INTERESSE E COMPROMETIMENTO; (ESCOLA PARA TODOS, DE MODO OBRIGATÓRIO, NÃO É DEMOCRACIA, É DITADURA)
- OS ALUNOS SÃO ORIENTADOS E COBRADOS DO CONTEÚDOS DOS SEUS PAÍSES; (ESCOLA QUE NÃO PODE AVALIAR, COBRAR OU EXIGIR DO ALUNO O CONHECIMENTO NÃO ENSINA NADA, SÓ AUMENTA O DESCOMPROMETIMENTO E O DESRESPEITO AO SABER)
- OS ALUNOS SÃO TRATADOS COM DIGNIDADE, RESPEITO E SERIEDADE; (ESCOLA QUE NÃO PERMITE QUE O ALUNO INTERESSADO APRENDA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM UMA EDUCAÇÃO AUTÔNOMA, MAS É TÃO SOMENTE UM DEPÓSITO DE GENTE)
- A ESTRUTURA DO EVENTO DEMONSTRA CUIDADO, VALORIZA O ALUNO E REFORÇA VALORES LIGADOS A ORGANIZAÇÃO, HIGIENE E EXEMPLO. (ESCOLAS SUCATEADAS COMO UM DEPÓSITO DE FERRO VELHO; SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE OFERECER UMA ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE, UM ESPAÇO ADEQUADO PARA HIGIENE PESSOAL OU PARA O CONVÍVIO SOCIAL E MUITO MENOS  PARA COMBATER A VIOLÊNCIA, AS DROGAS E A BANALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SÓ REFORÇAM O FRACASSO DESSA INSTITUIÇÃO, QUE DEPOIS DO ECA NÃO TEVE MAIS AUTONOMIA PARA EXIGIR POSTURA DE PONTUALIDADE, VESTUÁRIO, DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE DOS SEUS DEVERES)
A ESCOLA PÚBLICA ESTÁ FALIDA, NÃO POR FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS, MAS POR EXCESSO DE CORRUPÇÃO E DESINTERESSE FAMILIAR, SOCIAL E POLÍTICO PELA ESCOLA, PELA EDUCAÇÃO E PELO SABER. OS PROFESSORES SÃO MERAS BABÁS COM DIPLOMA SUPERIOR E OS ALUNOS SÓ TEM DIREITOS: PODEM CHEGAR A HORA QUE QUISEREM; PODEM USAR A ROUPA QUE QUISEREM; PODEM UTILIZAR CELULAR, MP3, MP4...; PODEM DORMIR NA SALA (POR DROGA, BEBIDA, PREGUIÇA, DESCASO); PODEM AGREDIR FÍSICA OU VERBALMENTE COLEGAS E FUNCIONÁRIOS; PODEM NÃO LEVAR MATERIAL; PODEM NÃO REALIZAR NENHUMA ATIVIDADE; PODEM TUDO E NO FINAL SEREM APROVADOS COM 10 DO CONIVENTES, 5 DOS HIPÓCRITAS OU 1 DOS IDIOTAS IDEALISTAS, NÃO IMPORTA, SERÃO APROVADOS.
ESPAÇOS COMO ESSE OFERECIDOS PELA FAAP SÃO EXCELENTES PARA OS ALUNOS REAIS EXPERIMENTAREM O QUE ELES MERECEM E LUTAREM POR SUAS CARREIRAS, PELO SEU FUTURO, NÃO COMO UMA ESPERANÇA UTÓPICA DOS MÁRTIRES, MAS COMO UMA OPORTUNIDADE SABOREADA E QUE MERECE BIS... MUITOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário