Este espaço foi criado para que outras pessoas existam mais do que eu mesma... outras pessoas dentro de mim... mais que heterônimas, homônimas, máscaras... pessoas que sou muito mais que eu mesma... pois quando as sou... sei que não preciso mais representar.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
PELAS OITO METAS DO MILÊNIO
ESSE MÊS ACONTECEU NA FAAP DE RIBEIRÃO PRETO O 4° FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO PELAS OITO METAS DO MILÊNIO. O TEMA DESSE ANO FOI O 3, DIVIDIDOS EM 4 SUBTEMAS: EDUCAÇÃO, TRABALHO, VIOLÊNCIA E FAMÍLIA. ESSA ATIVIDADE DE SIMULAÇÃO É UM EXCELENTE EXERCÍCIO PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM SEUS CONHECIMENTOS COM MAIS AUTONOMIA. NESSE TIPO DE EDUCAÇÃO PRÁTICA OS PARTICIPANTES ALUNOS/DELEGADOS SÃO COBRADOS NO VESTUÁRIO, DISCIPLINA, PONTUALIDADE, CONTEÚDO, POSTURA, PARTICIPAÇÃO ATIVA E DINAMISMO EM GRUPO. NO FINAL DOS 3 DIAS DE DISCUSSÃO OS DELEGADOS, EM NOME DOS PAÍSES QUE REPRESENTAM, FIRMAM ACORDOS DE MÚLTIPLA COOPERAÇÃO NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DISCUTIDOS. E ELES CORRESPONDEM DE MODO SURPREENDENTE, OS ALUNOS SÃO AVALIADOS COM NOTAS E SE AUTO-AVALIAM NAS INTERAÇÕES FINAIS DO EVENTO. ALÉM DISSO, AS ACOMODAÇÕES QUE LHES SÃO OFERECIDAS SÃO DE PRIMEIRO MUNDO, SALAS CONFORTÁVEIS E CLIMATIZADAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS COM RETROPROJETORES, LOUSA BRANCA, CARTEIRAS UNIVERSITÁRIAS ESTOFADAS, MATERIAL DE PRIMEIRA LINHA, BANHEIROS LIMPOS (COM PAPEL HIGIÊNICO, PAPEL TOALHA, SABONETE LÍQUIDO), ALIMENTAÇÃO COM QUALIDADE E QUANTIDADE IMPECÁVEIS.
É UM CHOQUE MUITO POSITIVO, POIS APESAR DE TOTALMENTE DIFERENTE DA REALIDADE DE ALGUNS ALUNOS/PARTICIPANTES ORIUNDOS DE ESCOLA PÚBLICA, ESTES PARTICIPARAM DE IGUAL-PARA-IGUAL COM OUTROS DE ESCOLAS PARTICULARES RENOMADAS.
PODERÍAMOS QUESTIONAR O PORQUE DESSA CONCLUSÃO OTIMISTA EM RELAÇÃO AOS ALUNOS VINDOS DE ESCOLAS QUE TEM PASSADO POR CRISES E CRÍTICAS CONSTANTES, MAS A RESPOSTA SERIA A MESMA SE FÓSSEMOS EXPLICAR PORQUE QUE ESSE TIPO DE ATIVIDADE FUNCIONA:
- OS ALUNOS SÃO SELECIONADOS POR INTERESSE E COMPROMETIMENTO; (ESCOLA PARA TODOS, DE MODO OBRIGATÓRIO, NÃO É DEMOCRACIA, É DITADURA)
- OS ALUNOS SÃO ORIENTADOS E COBRADOS DO CONTEÚDOS DOS SEUS PAÍSES; (ESCOLA QUE NÃO PODE AVALIAR, COBRAR OU EXIGIR DO ALUNO O CONHECIMENTO NÃO ENSINA NADA, SÓ AUMENTA O DESCOMPROMETIMENTO E O DESRESPEITO AO SABER)
- OS ALUNOS SÃO TRATADOS COM DIGNIDADE, RESPEITO E SERIEDADE; (ESCOLA QUE NÃO PERMITE QUE O ALUNO INTERESSADO APRENDA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM UMA EDUCAÇÃO AUTÔNOMA, MAS É TÃO SOMENTE UM DEPÓSITO DE GENTE)
- A ESTRUTURA DO EVENTO DEMONSTRA CUIDADO, VALORIZA O ALUNO E REFORÇA VALORES LIGADOS A ORGANIZAÇÃO, HIGIENE E EXEMPLO. (ESCOLAS SUCATEADAS COMO UM DEPÓSITO DE FERRO VELHO; SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE OFERECER UMA ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE, UM ESPAÇO ADEQUADO PARA HIGIENE PESSOAL OU PARA O CONVÍVIO SOCIAL E MUITO MENOS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA, AS DROGAS E A BANALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SÓ REFORÇAM O FRACASSO DESSA INSTITUIÇÃO, QUE DEPOIS DO ECA NÃO TEVE MAIS AUTONOMIA PARA EXIGIR POSTURA DE PONTUALIDADE, VESTUÁRIO, DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE DOS SEUS DEVERES)
A ESCOLA PÚBLICA ESTÁ FALIDA, NÃO POR FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS, MAS POR EXCESSO DE CORRUPÇÃO E DESINTERESSE FAMILIAR, SOCIAL E POLÍTICO PELA ESCOLA, PELA EDUCAÇÃO E PELO SABER. OS PROFESSORES SÃO MERAS BABÁS COM DIPLOMA SUPERIOR E OS ALUNOS SÓ TEM DIREITOS: PODEM CHEGAR A HORA QUE QUISEREM; PODEM USAR A ROUPA QUE QUISEREM; PODEM UTILIZAR CELULAR, MP3, MP4...; PODEM DORMIR NA SALA (POR DROGA, BEBIDA, PREGUIÇA, DESCASO); PODEM AGREDIR FÍSICA OU VERBALMENTE COLEGAS E FUNCIONÁRIOS; PODEM NÃO LEVAR MATERIAL; PODEM NÃO REALIZAR NENHUMA ATIVIDADE; PODEM TUDO E NO FINAL SEREM APROVADOS COM 10 DO CONIVENTES, 5 DOS HIPÓCRITAS OU 1 DOS IDIOTAS IDEALISTAS, NÃO IMPORTA, SERÃO APROVADOS.
ESPAÇOS COMO ESSE OFERECIDOS PELA FAAP SÃO EXCELENTES PARA OS ALUNOS REAIS EXPERIMENTAREM O QUE ELES MERECEM E LUTAREM POR SUAS CARREIRAS, PELO SEU FUTURO, NÃO COMO UMA ESPERANÇA UTÓPICA DOS MÁRTIRES, MAS COMO UMA OPORTUNIDADE SABOREADA E QUE MERECE BIS... MUITOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário