segunda-feira, 8 de março de 2010

GREVE DOS PROFESSORES


Reivindicações
Os professores decidiram pela greve em assembleia na sexta-feira, quando cerca de 10 mil professores, segundo a Apeoesp, 2 mil, segundo a Polícia Militar, aprovaram a greve por tempo indeterminado. As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial imediato de 34,3% e incorporação de todas as gratificações, extensiva aos aposentados.
O movimento também defende plano de carreira justo, garantia de emprego, é contra as avaliações excludentes (provão dos professores temporários/avaliação de mérito); concurso público de caráter classificatório; contra a municipalização do ensino, contra qualquer reforma que prejudique a educação, em todos os níveis.
Sou a favor da greve,pois trabalho e como toda profissional responsável sei do meu valor pessoal e social...
Talvez os professores que não queiram lutar pelos seus direitos achem que fazem por merecer o que recebem...
Eu não.
Qual categoria que tem que fazer prova para ganhar aumento?
Fui bem na prova, no entanto não acho que o conteúdo que caiu me ajude a ministrar um aula eficaz. Do mesmo modo que não acredito que todo professor não aprovado não seja competente em sala de aula. E mais, o fato de ter passado não me garante o direito ao aumento, já que dos professores aprovados somente 20% receberão aumento, o restante deve tentar no próximo ano; já os beneficiados com o aumento só poderão tentar novamente o aumento após 3 anos (que é o período que demora também para aumentar o preço de todas as mercadorias e serviço, né?). Enfim, é uma humilhação, um engodo que não pode passar desapercebido pela classe responsável pela orientação da nova geração pela luta dos seus direitos e cumprimento dos seus deveres.
Qual profissional que tem dia para ficar doente? Já tive que faltar por problemas de rins e doença de filhos, mas com as faltas limitadas, tive muitos dias descontados, pois no Estado, se quiser ganhar bônus ou qualquer aumento ou licença, tem que trabalhar doente.


Sem contar a piada do bônus, que coloca os professores como rivais (é isso que querem que ensinemos para os alunos?). O aluno ganha o diploma sem cumprir os seus deveres, pois tem muitos direitos, mas o professor só tem deveres e cada dia que passa vê seus direitos escoarem pelos decretos políticos inimigos da educação emancipadora e crítica.
Qual profissional que, ocupando o cargo tão valoroso é tão desrespeitado pelo governo, população manipulada pela mídia omissa/vendida e pelos próprios alunos alienados ao consumismo e a futilidade dos meios de comunicação de massa dominantes?
Como vou incentivar meus alunos a estudarem se estes percebem o quanto a educação é desvalorizada?
Sou a favor da justiça, do respeito ao meu trabalho e de uma remuneração condizente com a minha função social... se isso fosse possível sem a greve, seria melhor, mas já que não é: vamos parar tudo e recomeçar de cabeça erguida.