sábado, 29 de agosto de 2009

Antropologia - Aula 1

ANTROPOLOGIA INTRODUÇÃO

“Os homens têm uma tendência ‘espontânea’ a ‘descobrir’ o que é o mundo que os circunda, a conhecer, a compreender esse mundo e a si mesmo nesse mundo, a natureza e a sociedade.”


ANTROPOLOGIA: O QUE É?


Antropologia é a ciência que estuda as culturas.




ENFIM: ANTROPOLOGIA...

É uma disciplina que investiga
As origens
O desenvolvimento
As semelhanças
Sociedades humanas
As diferenças entre elas


ANTROPOLOGIA E ANTROPÓLOGO - SENTIDO

A palavra antropologia deriva de duas palavras gregas:
Anthropos
Significa "homem" ou "humano“
Logos
Significa "pensamento" ou "razão".
Os antropólogos
Comumente investigam as formas de desenvolvimento do comportamento humano
Objetivando descrever integralmente os fenômenos sócio-culturais


CAMPOS DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA

A ciência antropológica é comumente dividida em duas esferas principais
A antropologia biológica (ou física)
Antropologia cultural (ou social)
Cada uma delas atua em campos de estudo mais ou menos independentes, pois especialistas numa área freqüentemente consultam e cooperam com especialistas na outra área.


ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA

A antropologia biológica
Geralmente classificada como uma ciência natural.
Enquanto a antropologia cultural é considerada uma ciência social.
Dedica-se aos aspectos biológicos dos seres humanos.
Busca conhecer as diferenças
Raciais e étnicas
A origem e a evolução da humanidade
Os antropólogos desta área de conhecimento estudam fósseis e observam o comportamento de outros primatas.


ANTROPOLOGIA CULTURAL

A antropologia cultural dedica-se primordialmente ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo
Estuda os comportamentos dos grupos humanos
As origens da religião
Os costumes
Convenções sociais
Desenvolvimento técnico
Relacionamentos familiares
A lingüística
Estuda a história e a estrutura da linguagem


ANTROPOLOGIA E LINGUÍSTICA

A lingüística é especialmente valorizada porque os antropólogos se apóiam nela para:
Observar os sistemas de comunicação
Apreender a visão do mundo das pessoas
Através desta ciência também é possível:
Coletar histórias orais do grupo estudado.
História oral é constituída na sociedade a partir da:
Poesia
Canções
Mitos
Provérbios
Lendas
populares


RELAÇÕES ENTRE AS CIÊNCIAS HUMANAS

A antropologia cultural e biológica conectam-se
Arqueologia
Antropologia aplicada
Nas escavações, os arqueólogos encontram
vestígios de prédios antigos
Utensílios
Cerâmica
Outros artefatos
Passado de uma cultura pode ser
Datado
Descrito


ANTROPOLOGIA APLICADA

Base nas pesquisas realizadas pelos antropólogos
Assessora os governos e outras instituições
Formulação e implementação de políticas
Grupos específicos de populações
Ajudar governos de países em desenvolvimento
Superarem as dificuldades
Embate com a complexidade dos fluxos civilizacionais do século 21
Pode também ser usada pelos governos na formulação de políticas
Sociais
Educacionais
Econômicas
Minorias étnicas no interior de suas fronteiras
O trabalho da antropologia aplicada é freqüentemente desenvolvido por especialistas
Economia
História social
Psicologia


ANTROPOLOGIA E DISCIPLINAS AFINS

Antropologia
Explora amplo conjunto de disciplinas
Investiga diversos aspectos nas sociedades humanas
Apoiar-se nas pesquisas feitas por
Disciplinas afins
História
Geografia
Geologia
Biologia
Anatomia
Genética
Economia
Psicologia
Sociologia
E disciplinas altamente especializadas
Lingüística
Arqueologia
Para formular suas conclusões


COMO ELAS SE RELACIONAM

TERMINOLOGIA

Diferentes termos são usados para descrever os campos da antropologia nos EUA e na europa
Eua
Termo antropologia
Usado mais amplamente
Europa
Mais comum o termo
Etnologia
"Antropologia cultural" nos EUA
“Etnologia" em diversos países da Europa continental
Antropologia biológica (ou física)
Usado em vários países do mundo.


SUBÁREAS DA ANTROPOLOGIA

As subáreas da antropologia cultural nos EUA são:
Antropologia histórica (etnologia)
Pré-história (ou arqueologia pré-histórica)
Lingüística (ou antropologia lingüística)
Na Europa as subáreas são:
Etnologia (descrição histórica e comparada das "raças")
Pré-história (ou etnologia pré-histórica)
Lingüística (ou etnologia lingüística).
No Brasil encontramos um misto das duas tradições referidas:
No nordeste do país
Tradição mais vinculada a antropologia cultural norte-americana, principalmente devido a influência de Gilberto Freyre, que estudou em Colúmbia nos EUA com Franz Boas
No centro-sul do país
Há um predomínio da nomenclatura britânica: antropologia social (USP, UNB, museu nacional/UFRJ, etc.)
Isso não demarca atuais influências e hegemonias teóricas.


ETNOGRAFIA, ETNOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Uma tentativa de universalização do significado
antropólogo francês


Claude Lévi-Strauss


Antropologia Estrutural


A etnografia: corresponde aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo (field-work).
Ex.: monografia, que tem por objeto um grupo suficientemente restrito para que o autor tenha podido reunir a maior parte de sua informação graças a uma experiência pessoal, constitui o próprio tipo do estudo etnográfico.


ETNOLOGIA – O CAMINHO DA SÍNTESE

Sem excluir a observação direta
Tende para conclusões suficientemente extensas
Difícil funda-las exclusivamente num conhecimento de primeira mão
Pode operar-se em três direções
A) geográfica
Quando se quer integrar conhecimentos relativos a grupos vizinhos
B) histórica
Quando se visa reconstituir o passado de uma ou várias populações
C) sistemática
Quando se isola, para lhe dar uma atenção particular, determinado tipo de técnica, de costume ou de instituição
A etnologia compreende a etnografia como seu passo preliminar, e constitui seu prolongamento
É o que encontramos
Bureau of american ethnology da smithsonian instituion
Zeitschritft für ethnologie
Institut d`ethnologie de l`université de paris.


SEGUNDA ETAPA DA SÍNTESE

Em toda parte onde encontramos os termos antropologia cultural ou social:
estão ligados a uma segunda e última etapa da síntese
tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia
Nos países anglo-saxônicos a antropologia visa:
um conhecimento global do homem
abrangendo seu objeto em toda sua extensão histórica e geográfica
aspirando a um conhecimento aplicável ao conjunto do desenvolvimento humano desde:
os hominídeos até as raças modernas
tendendo para conclusões, positivas ou negativas, mas válidas para todas as sociedade humanas
desde a grande cidade moderna até a menor tribo melanésia
Existe entre a antropologia e a etnologia a mesma relação que se definiu acima entre esta última e a etnografia.


CONCLUSÃO SOBRE A NOMENCLATURA

Lévi-Strauss nega que:
Etnografia
Etnologia
Antropologia
Constituam
Três disciplinas diferentes
Três concepções diferentes dos mesmos estudos
São:
Três etapas
Três momentos
Da mesma pesquisa
Preferência por este ou aquele destes termos exprime somente:
Uma atenção predominante voltada para um tipo de pesquisa
Que não poderia nunca ser exclusivo dos dois outros.


ANTROPOLOGIA – CIÊNCIA RECENTE

“A visão funcional da cultura repousa no princípio de que em qualquer tipo de civilização, cada costume, objeto material, idéia ou crença, satisfaz alguma função vital, assim como certas tarefas realizadas representam uma parte indispensável para todo o trabalho”.
B. Malinowski
Ver imagem em tamanho grande


NASCE A ANTROPOLOGIA

Entre as diversas ciências humanas que emergiram da Revolução Intelectual dos séculos XVIII-XIX, a antropologia foi a mais tardia de todas. A sua motivação inicial, o elemento deflagrador para que ela se tornasse uma ciência, decorreu do impacto do pensamento evolucionista e darwinista no século XIX.


TODAS AS IMAGENS FORAM RETIRADAS DA INTERNET - GOOGLE IMAGENS

BIBLIOGRAFIA


BRUGGER, Walter. Dicionário de filosofia - São Paulo: Editora Herder, 1962.
MORA, J. Ferrater. Dicionário de filosofia – tomo I (A-D) - São Paulo: Editora Ariel SA, 1994.
FERREIRA, Aurélio B. de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 1ª ed. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro
PRIETO, Silvia T.H. A natureza e o sentido da história em Max Scheler. Tese de Doutorado. PUC. Porto Alegre. 1991
Internet – links

2 comentários:

  1. Sabe o que acho de todas essas "escolas"?
    Porra nenhuma!!!!
    Sabe o que desejo ao pensamento?
    Que se foda!!!!

    ResponderExcluir
  2. E SABER QUE TEMPOS DEPOIS VOCÊ USARIA UMA PESQUISADORA DE UMA DESTAS ESCOLAS PARA JUSTIFICAR QUE A TRAIÇÃO FEMININA TAMBÉM É POR PRAZER... SOMOS UMA METAMORFOSE AMBULANTE... ESTAMOS SEMPRE MUDANDO DE OPINIÃO E PARA ISSO, BASTA O NOSSO INTERESSE EGOÍSTA... NOSSA INTENÇÃO... NOSSA INCLINAÇÃO CASUÍSTICA...

    ResponderExcluir